A cada dia o Marketing Digital torná-se essencial para todo o tipo de empresa, seja da mais pequena, média e/ou grande porte, o importante, atualmente, é fazer com que a marca esteja vinculada na internet de uma maneira efetiva e que traga bons resultados. Partindo dessa ideia, as pequenas empresas estão olhando de uma maneira mais positiva e estão mais interessadas explorar desse meio para deixar a sua marca e produtos/serviços conhecido no mercado diante de seus concorrentes.Na internet, a empresa sai na frente e pode garantir uma aproximação maior com seus clientes do que vinculando a marca em um jornal impresso, por exemplo, pois ao realizar um marketing digital efetivo e consistente, fará com que a divulgação de um determinado produto possa ser monitorado de uma melhor forma, analisando dados e respondendo eventuais dúvidas dos consumidores. Resultando assim, um relacionamento duradouro e transparente com quem prestigia o seu negócio. Porém, para realizar um trabalho efetivo e que garanta bons resultados, confira abaixo 12 vantagens do marketing digital para as pequenas empresas:

1 - Customização em massa online Há diversas redes sociais na internet, porém as mais conhecidas são o Facebook, Instagram e Twitter. Para cada rede social é interessante divulgar produtos e mensagens diferentes e adaptá-los com a linguagem que cada uma representa. Por exemplo, o Facebook e o Instagram fazem parte da mesma companhia, pois ambos são de Mark Zuckerberg, porém são diferentes. Uma é uma rede social mais ampla, que além de publicação de fotos, é possível curtir comentários, páginas, ter acesso a grupos e etc. Já o Instagram, é uma rede de fotos e vídeos. Ambas tem uma linguagem diferente e é preciso pesquisas sobre essa diferença para explorá-las da melhor forma.

2 - Personalização Além de fazer divulgação institucional, é de extrema importância inovar no conteúdo, fazendo com que a sua marca na internet gere interação com o seu público e que cresça mais nas redes sociais que está presente. Fornecer informações relevantes, como dicas e curiosidades faz com que encontre interessados tanto no produto/serviço quanto no conteúdo que a marca realiza a divulgação.

3 - Seu negócio aberto e disponível 24 horas/7 dias por semanaSimples assim.

4 - Autoatendimento e acompanhamento de pedidos.Seguindo a vantagem anterior, como o seu negócio estará ativo 24h por dia, haverá muitas chances de surgir dúvidas, elogios, reclamações, pedidos e etc durante o dia inteiro, fazendo com que você tenha um maior controle para satisfazer e agradar os seus clientes sem ter muita burocracia.

5 - Grande poder de comunicação e relacionamento com os clientes em websites, blogs, redes sociais.Estar nas redes sociais e ter um blog é muito importante. Nos dias atuais há diversas dicas de como utilizar o Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest e até o Snapchat e também de como utilizar o Marketing de Conteúdo, mais especificamente Inbound Marketing de uma maneira eficaz para atrair os seus consolidados e novos consumidores.

6 - Canal de distribuição de baixo custo para produtos digitais.

7 - Reduz os custos de aquisição de conhecimento, por exemplo, pesquisa, feedback do clienteAtravés disto, você pode realizar pesquisas de mercado, realizar uma enquete no site, pedir para que o cliente avalie o atendimento online, visualizar o feedback do cliente diante do produto/serviço recebido e outras diversas vantagens.

8 - Diminui o custo de atendimento ao cliente tornando mais eficaz.

9 - Custo baixo para captação de potenciais clientesCom estratégias de Google Adwords e Facebook Ads, é possível captar potenciais clientes de diferentes cidades, estados e até países. Você pode anunciar e segmentar anúncios para determinadas cidades em que a empresa atua, por exemplo.

10 - Receitas de transação online, como produto, informação, publicidade e taxas de assinatura, recebimento de comissão como afiliado por exemplo.

11 -  Agrega valor aos produtos/serviçosO Marketing Digital faz com que a sua marca seja reconhecida através de um belo trabalho feito na divulgação de seus produtos/serviços, agregando valor e reconhecimento.

12 -  Constrói relacionamentos com os clientes e, assim, aumenta as vendas nos clientes atuaisO feedback é essencial e estando nas redes sociais o "essencial" torná-o sinônimo para conquistar e satisfazer os clientes. Responder um comentário de uma postagem do Facebook com um simples coração, por exemplo, transforma a marca mais humanizada e descarta aquela imagem robotizada que algumas empresas oferecem; Curtir uma imagem no Instagram em que um cliente usou a hashtag de sua marca já é um grande reconhecimento; curtir e responder uma mensagem no Twitter também é a mesma sensação.

Aqui na Luuk realizamos estratégias de Marketing Digital para empresas. Caso você esteja precisando alavancar a sua marca na internet, entre em contato conosco.Dicas retiradas do site Administradores e adaptamos com mais informações*