Hoje em dia, umas das melhores maneiras para criar um relacionamento entre sua marcae potenciais clientes é através do e-mail marketing. Ele é uma das principais ferramentas do Marketing Digital para engajar e aproximarpessoas com a empresa. Mas, você já sabe como fazer captações de leads para gerar uma boa lista de mailing?

Neste post, nós listamos 5 dicas que irão lhe ajudar na captação de leads. Veja a seguir.

MAS ANTES, O QUE SÃO LEADS?Para entender melhor, lead é uma pessoa que demonstra interesse pela sua empresa, produtos ou serviços, ou seja, de uma maneira mais simples: o lead é um potencial cliente ao seu negócio.

1 - TENHA UM CAMPO DE NEWSLETTER NO BLOGEsse é um dos pontos principais para a captação de leads, além do formulário de contato já existente no seu site. Se a sua empresa possui um blog, a carta na manga para realizar a captação de leads é justamente a inserção de um campo newsletter. É válido buscar um campo para destacá-lo em sua página com o intuito de fazer com que o usuário cadastre o seu e-mail e receba as próximas postagens e novidades.

Lembre-se: para gerar interesse no usuário e, assim, ele cadastrar o seu endereço de e-mail, é de suma importância trazer um conteúdo atualizado e de qualidade ao blog.

2 - POP-UP OFERECENDO ALGO EM TROCAO pop-up também é uma das maneiras de captação de leads. Caso você tenha uma loja virtual, é possível oferecer 10, 20 ou 30% de desconto na primeira compra em troca do usuário realizar o seu cadastro no pop-up. Mas isso não funciona só com descontos em compra, se você tem um blog institucional também é viável oferecer materiais em pdf, e-books, webinar, entre outros. A pessoa ficará instigada em relação a esse benefício que o seu site ou blog está oferecendo e, consequentemente, deixará cadastrado o e-mail.

3 - ESTIMULE O COMPARTILHAMENTO DO SEU CONTEÚDOO usuário que visita o seu blog, por exemplo, pode facilmente compartilhar o conteúdo nas mídias sociais e incentivar outras pessoas a acessar e gerar interesse no que você está oferecendo. Para fazer isso, é importante que cada postagem tenha um espaço para botões de compartilhamento nas mídias sociais, principalmente do Facebook, Twitter, LinkedIn, e entre outros.

4 - CRIE UMA LANDING PAGE COM UM DESIGN ATRAENTEUma landing page é extremamente útil para fazer a captação dos leads. No caso da oferta de e-books, você deverá ter uma landing page específica. Cada lending page deve conter um formulário com algumas informações e um campo para disponibilizar o e-mail. Além disso, é muito importante que essa página seja atraente, seja nas cores, acessibilidade e navegabilidade. Isso chama a atenção do usuário e também contribui para cadastrar o e-mail.

5 - NÃO COMPRE LISTAS DE E-MAIL MARKETINGPois é. A compra de listas de e-mail marketing não é recomendável na geração de leads qualificados. Fazer isso é considerado como uma das maiores práticas de SPAM, pois o usuário está recebendo e-mail sem consentimento o seu próprio consentimento. Isso pode gerar algumas punições.

Prontos para captar leads? Agora é hora de nutri-los, ou seja, proporcioná-los com conteúdos de qualidade e de relevância. Invista!