O ano de 2017 promete ser de muitas novidades para o nicho das mídias sociais. A Kantar Ibope Media, divisão latino-americana da multinacional, divulgou algumas tendências em mídias sociais que devem direcionar as estratégias de empresas, anunciantes e agências no próximo ano. Confira a seguir:1. Snap e Facebook: muito além do social - Diversificação como chave para o sucessoConquistar uma grande base de usuários de redes sociais já não é mais suficiente para as companhias que surgiram com foco neste segmento. A Kantar Media detalha como Snapchat e Facebook estão inovando na busca por novos usuários ativos.

2. Surfando a onda da “Realidade Aumentada” - O auge do ambiente webBastante popularizada a partir do fenômeno Pokemon Go, a chamada Realidade Virtual já chama atenção de diversos players do mercado de tecnologia -- como Google, Apple, Facebook, Snap, Twitter e Amazon -- e de veículos de mídia como o The New York Times.

"Imagem

3. A revolução da distribuição de conteúdo - A era das experiênciasA distribuição de conteúdo costumava ser bem simples. Mídias e marcas publicavam nos seus sites/blogs e compartilhavam estes conteúdos nas redes sociais. Este processo evoluiu intensamente e a proliferação de canais de comunicação exigiu das marcas o desenvolvimento de conteúdos específicos e abordagens customizadas para cada um deles.

4. Redes sociais e TV: o casal do futuro - Ponto de partida para uma nova geração de telespectadoresAs redes sociais sempre tiveram um vínculo com o conteúdo de TV/vídeo. Agora, o fenômeno "Social TV" marca a união da televisão com essas mídias, por meio das milhões de pessoas que compartilham as suas experiências com outros telespectadores nas redes sociais. O Kantar Twitter TV Ratings monitora as conversas sobre TV no Twitter. Em todos os mercados onde o serviço está disponível (Reino Unido, Espanha, Filipinas, Turquia e Brasil), descobrimos que as conversas fora da janela de transmissão tornaram-se maiores do que aquelas que acontecem durante a transmissão. Com as audiências discutindo os programas fora do horário de transmissão, vídeo e TV continuam se estendendo por meio das redes sociais.

8. Fale! - Os assistentes virtuais querem antecipar os seus desejosNas pesquisas feitas na internet, as perguntas realizadas com recursos de voz dobraram de 2014 para 2015. A ferramenta é mais uma evolução nos mecanismos de busca na web, que hoje já permitem a personalização de resultados por geolocalização e até uma compreensão melhor da intenção dos usuários. A ideia é que as ferramentas de pesquisa de fato tragam respostas às perguntas dos usuários, e não apenas resultados de uma busca.

Fonte: IDGNow!