Você já deve ter ouvido falar ou até entrado em contato com alguma empresa que usa da inteligência artificial para atender seu público. Quando falamos em “era da tecnologia”, certamente uma conversa com robôs é um dos cenários que vêm em mente, e que vem se tornando cada vez mais comum no nosso dia a dia. Você já pensou em implantar esse recurso no seu negócio? Pode parecer um investimento que só grandes empresas podem fazer, mas você também pode se beneficiar e muito com o uso de robôs ou chatbots para o atendimento.

Primeiro, é importante ter em mente que o uso de inteligência artificial não vai resolver magicamente todos os seus problemas. Você precisa definir seu objetivo e depois fazer uma análise meticulosa dos caminhos que o cliente passará para ficar satisfeito com a interação. Por exemplo, o chatbot pode servir para resolver perguntas frequentes, agendar horários e até fazer vendas. O que você precisa é organizar um fluxograma que imagine do início ao fim a experiência do usuário. Onde colocá-lo, no Facebook Messenger ou diretamente no site? Qual linguagem usa minha persona?

Com a implantação de um chatbot, seu tempo pode ser melhor aproveitado com tarefas realmente complexas, ao invés daquelas que simplesmente tomam uma grande quantidade de tempo. O serviço não é necessariamente custoso, podendo ser utilizado até de forma gratuita, basta investir tempo para estudar as plataformas e programá-las. As vantagens da automatização são muitas, basta ter visão para empregá-la da melhor maneira possível, muitos médios e pequenos empresários relatam bastante sucesso com o recurso. Ficou com alguma dúvida? Gostou da ideia? Entre em contato!