Você é o tipo de pessoa que acredita que as redes sociais simplesmente não têm nada a ver com estratégias de marketing de conteúdo?

Se a resposta for “sim”, provavelmente você faz parte de uma das empresas que ficam dando voltas e voltas e nunca chegam a lugar algum com seus esforços em marketing digital. Certo?

Mas você sabe porque isso acontece? Infelizmente, muitas empresas não dão a devida importância ao fato de que as mídias sociais devem trabalhar de mãos dadas com boas e eficientes estratégias de conteúdo.

Sem um conteúdo valioso e que realmente entrega valor a seus clientes e potenciais clientes, empresa nenhuma consegue traçar boas estratégias e conquistar um bom engajamento nas redes sociais.

Portanto, nada mais lógico do que ter a certeza de que, sem um conteúdo de valor, não há estratégia em mídias sociais que se sustente sozinha.

A estratégia digital é sua principal aliada no processo de criação de conteúdo

Ao contrário das estratégias de marketing tradicional (aquele com base apenas em propagandas e anúncios), o conteúdo que é utilizado nas redes sociais deve servir para propósitos específicos.

Para que ele seja realmente eficaz, a produção de conteúdo para esses canais deve ser projetada para “vestir” cada uma das plataformas específicas e, além disso, deve ser desenvolvida para gerar conversas ou mesmo fornecer a possibilidade de um diálogo para seus clientes e seguidores.

Pensando nisso, decidimos criar uma lista com as 5 melhores estratégias e dicas de como você deve praticar o marketing de conteúdo nas redes sociais da sua empresa.Essas dicas serão responsáveis por guiar você através do processo de unir boas estratégias de conteúdo às redes sociais do seu negócio.

O marketing de conteúdo deve ser mais do que apenas a alma de qualquer empresa

Grande parte das boas empresas do mercado já enxergaram que o marketing de conteúdo é uma estratégia que praticamente “substituiu” a publicidade, em termos de estratégias relevantes na hora de impactar seguidores e clientes, sejam eles novos ou antigos. Dito isto, muitos gestores de pequenas empresas ainda resistem em explorar a gama de possibilidades que as mídias sociais oferecem (que são provavelmente os canais mais importantes e relevantes do momento).

As redes sociais estão aí e as empresas devem aproveitá-las para aumentar o alcance do conteúdo que elas compartilham, testar campanhas de marketing, entre várias outras estratégias possíveis.

Fato é que o marketing de conteúdo não se trata de uma ciência, pois existe uma série de fatores que podem contribuir para que o conteúdo seja um verdadeiro sucesso ou um fracasso total.

Sendo assim, existem certas estratégias especiais que são responsáveis por alavancar as empresas que realmente desejam investir nesses canais tão poderosos. Veja agora como as redes sociais podem ajudar sua empresa:

Dicas de redes sociais para incluir na sua próxima estratégia de marketing de conteúdo

#1 – Compartilhe seu conteúdo no horário ideal

Fazer suas postagens nos momentos ideais em que seu público está online pode ajudar, e muito, para que seu conteúdo seja notado nessas redes. Embora não haja um horário realmente ideal e fixo para fazer postagens, existem algumas provas que reforçam o horário que as empresas conseguem maiores níveis de engajamento para seus conteúdos.

De acordo com uma pesquisa realizada pela sumall.com, cada rede social possui um horário em que os usuários tendem a se engajar mais. No Twitter esse horário é de 13:00 às 15:00, no Facebook é de 13:00 às 16:00, GooglePlus é de 09:00 às 11:00, Pinterest 08:00 às 11:00 e no Instagram entre 17:00 e 18:00.Esses horários variam desde a hora que os usuários acordam, ficam mais livres e fazem intervalo no trabalho, até hora que estão com o telefone em mãos na hora de ir para a cama.

#2 – Faça testes comparativos para descobrir o melhor horário de atingir seus seguidores

Para que seu conteúdo seja notado pelos seguidores, é preciso que sua empresa realize testes a fim de mensurar cada um dos possíveis horários de publicação.Se você tuitar algo e não gerar tanto engajamento, talvez pense que o conteúdo não era tão bom quanto pensava. Na verdade, você deve testar vários tipos de mensagem através das redes da sua empresa, a fim de construir um laço com seus clientes e, consequentemente, gerar engajamento.

Seu plano de marketing para redes sociais deve incluir vários tipos de conteúdo para cada assunto, separadamente. Isso permitirá que você analise a linguagem e a estrutura que mais agradou o público e que gerou maior buzz na rede.

Dica: Faça testes com postagens criativas, de teor informativo, artigos do blog da empresa e muito mais, e mensure cada um dos resultados.

#3 – Otimize cada post para cada rede social que sua empresa fizer parte

Cada rede social possui qualidades únicas e um público definido e diferenciado. Se você ignorar as especificidades de uma rede, basicamente estará garantindo que seu conteúdo não seja bem-sucedido, diminuindo as chances de encantar seus seguidores e de que eles sejam compartilhados.

Agora, se você se empenhar e otimizar os posts que faz em cada uma das redes, a chance de se conectar com seu público será muito maior, e, talvez, até mesmo poderá viralizar seu conteúdo.

No Twitter, por exemplo, uma imagem sucinta e direta ao ponto pode ser bem poderosa. Muitas vezes, apenas anexar uma imagem pode ser a melhor maneira de se conectar ao público e gerar muito engajamento.

Já o público do GooglePlus prefere que as empresas apenas postem conteúdo despretensiosamente, porém mantendo o padrão de qualidade de outras redes.No Facebook existe um algoritmo bem específico que determina o quanto de alcance cada publicação que você faz pode alcançar. Entre outras coisas, este código determina que todas as publicações que pedirem diretamente aos seguidores para curtir ou compartilhar não terá um bom alcance.

Além disso, é imprescindível postar imagens em todos os posts que a empresa fizer no Facebook.

Dica: Sempre foque no algoritmo do Facebook, pois ele muda com frequência. Dessa forma sua empresa sempre saberá o que é essencial para aumentar o engajamento das publicações.

#4 – Pense sempre no conteúdo certo para a rede social certa

Você já sabe que cada rede social possui um público diferenciado, logo, cada uma delas deve ser tratada como um canal distinto e que deve abordar um conteúdo diferente das demais.

Vamos a um rápido exemplo. Se sua empresa decidiu criar um blog e ele tem um bom desempenho no Twitter e no Facebook da empresa, seria interessante reverter esse conteúdo em um infográfico para o Pinterest ou Slideshare, ou até mesmo um vídeo para o Youtube ou Instagram.

Você poderá criar um conteúdo novo e fresquinho em cima daqueles que fazem o maior sucesso ou até mesmo readaptar conteúdos existentes no histórico dessas redes.Dica: Fique de olho nessas oportunidades sempre que seu calendário de marketing de conteúdo precisar de novas estratégias ou estiver repetitivo demais.

Uma vez que você observa que o conteúdo da sua empresa está funcionando muito bem em uma rede social específica, não pense duas vezes antes de compartilhá-lo novamente. Atente-se ao fato de que cada conteúdo possui um ciclo de vida, então, não deixe de compartilhar um conteúdo bom e completo pelo simples fato de alguns usuários não concordarem ou se irritarem com ele.

Isso é mais que normal. Nem todo conteúdo será apreciado por toda a sua lista de seguidores.

#5 – Identifique novas ideias de conteúdo a partir da sua base de fãs

Além de ser um ótimo lugar para compartilhar conteúdo e estreitar o relacionamentos com seus clientes e potenciais clientes, as mídias sociais são uma fonte incrível de ideias para novos conteúdos.

Você está ali para conversar, abrir novas discussões, e por que não se aproximar cada vez mais do seu público e das pessoas que realmente se engajam com sua marca?Pergunte aos seus seguidores que tipo de conteúdo mais interessam a eles, deixe que eles compartilhem experiências e contem casos. Você só terá o trabalho de avaliar comentários e os feedbacks positivos de todas as redes a fim de criar novos contéudos interessantes no futuro.

Dica: Um ótimo aplicativo que oferece um mapa a respeito daquilo que seu fãs mais estão comentando é o Nexalogy. Além disso, ele funciona como um ótimo aliado na hora de se inspirar para criar novos conteúdos.

Ferramentas de análise como uberVU, do HootSuit, também poderão ajudar a orientar você e sua equipe de criação de conteúdo na hora de desenvolver a sua estratégia.

E ai, está pronto para dar o primeiro passo?

Pegue um calendário e seu plano de marketing. Avalie as possibilidades e comece a traçar novos objetivos e metas para o próximo ano, mês a mês. Depois basta avaliar seu público-alvo e aquilo que eles realmente estão procurando e esperam de você e da sua empresa.

Descubra quais são as possíveis dúvidas e questionamentos do público e desenvolva um planejamento estratégico de marketing de conteúdo para atender a essas reais necessidades, podendo resolver uma por uma e garantir sempre o melhor resultado para sua área de atuação.

Fonte: Vitamina Publicitária.