Não é só de investimento que se mantém uma conta de sucesso no Instagram, você sabia que o conteúdo postado também tem muita influência no alcance da sua marca? Há pouco tempo a rede social implantou um novo algoritmo que passou a levar em consideração muito mais do que os horários das publicações, agora, o Insta está tão cercado de mistérios quanto seu irmão Facebook.

Os fatores que influenciam na relevância de um post nunca foram divulgados, mas já existem teorias baseadas nas observações dos usuários mais frequentes. Uma das únicas declarações do Instagram em relação à mudança foi sobre a priorização da experiência das contas de pessoas físicas, e a partir daí podemos assumir alguns fatores-chave sobre o novo algoritmo.

O quanto de envolvimento você tem vale muito! Se as pessoas comentam, curtem e compartilham seu post com os amigos, quer dizer que o seu conteúdo é interessante. Boas imagens e legendas engajantes são fatores que fazem a diferença, especialmente se incentivarem o usuário a realizar alguma ação, como marcar amigos ou simplesmente comentar. O tempo que as pessoas passam vendo seu post, mesmo sem realizar ação alguma, também indica que ele chamou a atenção das pessoas.

Quando o assunto é perfis pessoais, o Instagram procura exibir primeiro os posts de quem você mais interage, por exemplo seus amigos e parentes mais próximos. A sua timeline também apresentará mais posts de contas com conteúdos parecidos, que você demonstrou interesse. Por exemplo, se você curte e comenta em posts de basquete, mais contas que publicam esse tipo de conteúdo vão aparecer para você.

O que podemos aprender com isso? Conteúdo importa! Boas imagens, vídeos e textos são essenciais para marcas que buscam engajamento e relevância entre seu público. É nessas horas que uma boa agência faz a diferença!