Um negócio precisa usar de todas as ferramentas à disposição para ser bem sucedido. Quando falamos em redes sociais, então, sabemos que é imprescindível marcar seu espaço e conectar-se com o público através delas. Certamente, você já faz esse trabalho de divulgação, mas será que está usando essas ferramentas forma correta? Nesse texto vamos falar um pouco mais sobre o uso do WhatsApp para empresas, um aplicativo capaz de ajudar nas vendas ou até alienar seus clientes, se mal utilizado.

O WhatsApp chegou em nossas vidas como um aplicativo de mensagens pela internet que ganhou tanta popularidade que praticamente acabou com nosso hábito de enviar SMS. Com o tempo, empresas viram ali uma oportunidade para divulgar seus produtos e facilitar as vendas, mas é preciso ter cuidado, o contato fácil proporcionada pelo aplicativo também pode se tornar uma inconveniência para seu público. Tudo bem utilizá-lo para fazer pedidos, marcar horários e resolver assuntos cotidianos. Mas é preciso ter sensibilidade quando o assunto são grupos e listas de transmissão relacionados ao seu negócio. Ficou confuso? Preparamos uma pequena lista com regras de etiqueta a serem seguidas quando o assunto é WhatsApp. Confira!

  • -Procure usar um número diferente do seu, separando sua vida particular da sua empresa. Pode parecer algo custoso às vezes, mas é importante que seus amigos e clientes fiquem separados, é uma questão de limites e organização;
  • -Evite entrar em contato fora do horário comercial, ninguém gosta de ser interrompido em momentos de lazer ou até de sono. Isso vale para ambos os lados, por isso, a importância do item anterior; 
  • -Se você disponibiliza um número de WhatsApp para contato, esteja disponível. Não existe sentido em oferecer um número pelo qual as pessoas não conseguem resolver o que precisam;
  • -Não invada o espaço de seus clientes. Tem um grupo? Uma lista de transmissão? Pergunte se as pessoas querem fazer parte deles, uma simples pergunta como ‘você quer continuar recebendo nossas mensagens?’ pode fazer a diferença. Suas mensagens vão ter um alcance menor, mas vão chegar em quem está genuinamente interessado no seu produto;

Outra dica que pode facilitar sua vida e dar uma cara profissional para seu perfil no aplicativo é usar sua versão específica para empresas, o WhatsApp Business, que oferece um leque de opções de configuração que facilitam a vida de quem o administra. O importante é ter bom senso quando se fala no assunto. Gostou das dicas? Nos dê sua opinião!