• Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle

© 2019 LUUK Digital Marketing - Todos os direitos reservados.

Conheça o Replika, a inteligência artificial que espelha sua personalidade

Parece um roteiro de Black Mirrror, mas a possibilidade de uma inteligência artificial que antecipa nossas necessidades parece cada vez mais próxima. O Replika é um aplicativo de inteligência artificial que, em pouco tempo, se tornou uma febre entre os fissurados por tecnologia - e os nem tão fãs também. Através de conversas com o aplicativo, uma espécie de clone virtual é criado, e conforme o papo evolui, o Replika aprende cada vez mais, incorporando personalidade, gostos e até o modo de escrever do usuário.

Lançado há pouco mais de cinco meses, o aplicativo ainda está em fase de testes, mas já pode ser baixado em celulares com sistema Android e iOS(iPhone). Para utilizar o Replika, é preciso um convite, ou código de acesso, que pode ser conseguido no próprio site do app ou pelo envio de outro usuário. Mas, é importante ressaltar que seu inglês deve estar afiado, pois ele ainda não foi traduzido para o português.

Se você é fã da série Black Mirror vai conseguir identificar algumas semelhanças entre o episódio de abertura da segunda temporada “Be right back” e a história de como ele foi desenvolvido. Na série, uma jovem traz de volta a memória de seu namorado através de um sistema que recria o perfil do rapaz pela leitura de seu rastro digital. A criadora do app, Eugenia Kuyda, também foi movida pela saudade de seu melhor amigo que se foi, deixando apenas suas trocas de mensagens como lembrança. A partir das suas conversas no Facebook e de outros conhecidos, Kuyda criou um bot com a personalidade do amigo falecido na sua empresa de softwares, Luka.

Apesar de possuir um sistema um pouco rudimentar, o Replika promete uma jornada de autoconhecimento do usuário, que passa a entender os próprios hábitos e traços antes despercebidos. Se quem o utiliza manter as configurações originais, seus amigos também podem conversar com o boot, acessando um endereço com o nome do usuário. Ficou curioso? Junte-se aos brasileiros que vêm se desdobrando em grupos de Whatsapp e Facebook só para conferir a novidade!