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Snapchat x Instagram: quem está na frente?

De uns tempos para cá, o Instagram tornou-se uma das redes sociais que mais cresceram, especialmente depois que foi adquirido pelo Facebook. Em 2016, terminou o ano totalizando 600 milhões de usuários e anunciou diversas novidades. Um desses novos recursos que a rede social liberou foi o Instagram Stories, algo muito semelhante ao Snapchat, em que fotos e vídeos são deletados após 24 horas.

Segundo o próprio CEO do Instagram, Kevin Systrom, chegou a admitir que o Stories foi inspirado justamente no Snapchat. Através disso, é possível identificar que a rede social adquirida por Mark Zuckerberg está em uma disputa acirrada com o Snapchat, principalmente que, de 2016 para este ano, ocorreu um baixo crescimento de usuários no aplicativo do fantasminha e o mesmo agora espera arrecadar U$ 3 bilhões após lançar suas ações para o público, assim reforçando essa batalha.

Os dois rivaisO Snapchat foi lançado em 2011, permitia apenas o envio de fotos e depois apagava-se em alguns segundos. Em menos de dois anos, atingiu o seu primeiro milhão de usuários. No final do ano passado, já com a possibilidade de gravação de vídeos curtose construções de “histórias”, passou de 158 milhões. Entretanto, surgiu um rival de grande potencial para abalar com tudo isso.

Em agosto de 2016, foi lançado o Instagram Stories, um recurso dentro do Instagram com diversas funções semelhantes ao do Snapchat. Até janeiro deste ano, o Stories já atingiu 150 milhões de usuários diários. Um número obtido muito mais rápido do que o aplicativo da Snap.

Diante disso, o Snapchat está lidando com quedas e o Instagram mantém na 4ª posição de aplicativos mais baixados desde maio de 2016.

O Instagram está roubando usuários do Snapchat?Segundo uma reportagem do TechCrunch, sim! Parece que os usuários do Snapchat estão indo para o Instagram Stories. Executivos de agências de monitoramento americanas afirmam que o engajamento do Snapchat não é o mesmo, sendo que as visualizações únicas por publicação caiu em 40% desde agosto.

Muitos influenciadores digitais e empresas decidiram dar preferência ao Instagram por ter um alcance maior e também porque permite medir o retorno sobre investimento, o que isso é uma vantagem para todas as marcas.

Entretanto, uma pesquisa mostra que 67,5% dos americanos entre 18 e 24 anos têm o aplicativo instalado nos smartphones, isso indica que se conseguir manter a lealdade com os usuários, terá um potencial em crescimento. O que leva a Snap a cumprir um desafio de se manter relevante em um meio com diversos competidores e não tornar-se esquecido.