FAQ

Aqui você encontra tudo o que precisa saber sobre os serviços do Google. Vale lembrar que este conteúdo está em constante atualização.

Como faço para anunciar no Google?

Para você anunciar no Google é necessário ter um website e criar uma conta no Google Ads (https://ads.google.com). 

 

O que é Google Ads [Adwords] e para que serve?

O Google Ads, antigamente conhecido como Google Adwords, é uma ferramenta de publicidade online que gera resultados para empresas de todos os segmentos. Também conhecido como links patrocinados, esse tipo de serviço pode ser visto normalmente quando pesquisamos por alguma palavra-chave ou frase na busca, pois, geralmente, os três primeiros resultados que aparecem são de campanhas patrocinadas.

 

Através dessa mídia, uma empresa consegue ser encontrada facilmente na internet, por meio de pesquisas diretamente no Google ou em sites parceiros, como o G1, Terra, Exame, entre outros.

 

No Google, o usuário já tem uma predisposição de compra logo quando ele está buscando pelo seu produto ou serviço, por isso é importante a sua empresa estar presente lá.

 

Como funciona o Google Ads [Adwords]?

Ele funciona a partir de palavras-chave que você determina nas configurações. Por exemplo, se você tem uma pizzaria em Curitiba e nas configurações de campanhas está com uma das palavras-chave “pizzaria curitiba”, quando um usuário pesquisar por esse termo, tem grandes chances do site da pizzaria ficar entre as primeiras colocações da busca do Google. 

 

Porém, existem fatores para um site ficar entre esses três primeiros resultados. O Google avalia o índice de qualidade do site, a qualidade do anúncio em si e o CPC (custo por clique). 

 

Quais os formatos de anúncios do Google Ads [Adwords]?

O Google Ads oferece algumas opções de formatos: Rede de Pesquisa, Parceiros de Pesquisa, Rede de Display, YouTube, Aplicativo Mobile, Google Shopping e Gmail.

 

  • Rede de Pesquisa: são os links patrocinados na busca do Google, aqueles que citamos anteriormente. 

  • Parceiros de Pesquisa: são os sites parceiros como Amazon, Terra, Exame, Walmart e entre outros que exibem esses anúncios e atraem mais pessoas para o seu site.

  • Rede de Display: são os anúncios gráficos do Google que são exibidos em diversos sites e blogs. Esses anúncios são veiculados com base nas últimas pesquisas feitas pelo usuário. 

  • YouTube: sabe aqueles anúncios que aparecem antes de um vídeo no YouTube? Então, a sua empresa pode aparecer por lá! 

  • Aplicativo Mobile: ideal para empresas que buscam expandir o alcance dos seus aplicativos. É possível criar anúncios para usuários Android e iOS.

  • Google Shopping: são anúncios onde mostram seus produtos com outros produtos de marcas distintas. Se um usuário procura por um tipo de produto específico, você tem a possibilidade de anunciá-lo para aparecer no Shopping do Google.

  • Gmail: os anúncios ficam localizados na aba “Promoções” ou “Social” no Gmail. 

 

O que é remarketing?

Provavelmente você já pesquisou algum produto na internet e viu diversas ofertas sobre esse mesmo produto em outros sites. Isso se chama remarketing. É geralmente encontrado em formato de banners e tem um alto índice de conversões. 

 

Por que a minha empresa deve fazer Google Ads?

Uma empresa consegue se destacar na internet de duas maneiras: orgânica (sem investimento em campanhas) ou patrocinada (com investimentos em campanhas). Diferente do modo orgânico (onde os resultados demoram, em média, 6 meses para acontecer), o patrocinado (investimento em campanhas) traz resultados rapidamente e é possível notar as diferenças. Diante disso, se você deseja atrair novos clientes e vender mais, investindo no Google Ads você terá resultados rápidos e eficazes, e perceberá o poder de investimento dessa mídia.

 

Quais as vantagens do Google Ads [Adwords]?

Esse serviço oferece diversas vantagens para quem deseja destacar a empresa na internet, gerar mais vendas e alavancar o alcance de marca. Veja abaixo:

 

  • Segmentação: os anúncios aparecem de acordo com que o usuário realiza a pesquisa. As campanhas também podem ser segmentadas por público-alvo. 

  • Investimento: no CPC (custo por clique), você gasta só quando algum usuário clica no seu anúncio. Além disso, também pode determinar um limite de gastos por mês e/ou por dia.  

  • Custo: nós podemos lhe afirmar que investir em campanhas no Google é muito mais barato e garante mais retorno que anunciar em mídia offline, como outdoor, por exemplo.

  • ROI: deseja saber se todo esse orçamento em Ads está sendo bem utilizado? Todos os anúncios possuem informações detalhadas, ou seja, você pode verificar quantas impressões, quantos cliques e conversões o site obteve. Com base nisso, você consegue verificar o Retorno sobre o Investimento (ROI).

 

Qual a diferença entre Google Ads [Adwords] e Google Adsense?

O Google Ads é um serviço onde empresas realizam anúncios para aparecerem nos resultados de busca do Google e também em sua rede de sites parceiros. Já o Google Adsense é um serviço de publicidade do Google onde os donos de websites se inscrevem no programa para exibir anúncios em texto, imagem ou vídeo em suas páginas. 

 

Para entender melhor, o Ads é feito para anunciantes - que desejam atrair público para suas marcas, já o Adsense é feito para produtores de conteúdo - que querem ganhar um valor por cada clique nesses anúncios que estão em seus sites.

 

Como saber se o Google Ads é bom para a minha empresa?

Pense o seguinte: quando você precisa saber informações sobre uma determinada empresa, produto ou serviço, é mais provável que procure por isso a onde? Provavelmente no Google.

 

Todos os dias, o Google recebe milhões de pesquisas. Pessoas buscam informações diariamente. Imagine sua empresa estar presente nas primeiras colocações do buscador quando uma pessoa procura por aquilo que justamente você vende/oferece? Isso tem grandes chances de conversões, ou seja, venda.

 

Então, o Google Ads é uma das melhores maneiras para sua empresa faturar na internet e ser encontrada facilmente. 

 

O que é Google Analytics?

O Google Analytics é uma ferramenta de análise do comportamento do usuário em um site. Você pode verificar em tempo real dados detalhados sobre as pessoas que navegam pelas páginas, de onde são, origem de acesso, e diversas outras informações valiosas. 

 

Qual a diferença entre Google Ads e Google Analytics?

O Google Ads [Adwords] é o serviço para empresas anunciarem no Google e em sites parceiros, já o Google Analytics é uma plataforma de métricas, onde você pode conferir informações de visitas, dados demográficos, páginas mais visitadas e milhares de outras informações do seu site. Ou seja, o Ads realiza campanhas e o Analytics mensura todos os dados de um site, incluindo os anúncios realizados. 

 

Vale a pena fazer Google AdWords Express?

O Google Adwords Express é uma versão simplificada do Google Ads. Muitas pessoas optam por essa ferramenta pois tentam fazer campanhas por conta própria no Google Ads e acabam jogando dinheiro fora, pois não sabem mexer com as configurações avançadas.

 

Porém, o Google Adwords Express é realizado basicamente tudo de maneira automática e as campanhas são feitas de acordo com o título do site e o produto divulgado.  Você não pode determinar um CPC como no Google Ads, ou seja, o orçamento será mensal e fará com que alguns dias gastem mais do que outros, podendo até mesmo a verba da campanha acabar antes do que o esperado.

 

Vale muito mais a pena investir em campanhas no Google Ads do que no Google Express, visto que no Ads é possível utilizar de todo o potencial da ferramenta, segmentar e otimizar custos para atingir de forma qualificada o seu público e gerar mais vendas ou visitas.

 

O que é e como funciona o Google Shopping?

Basicamente, o Google Shopping é uma vitrine virtual de produtos. Assemelha-se com o site Buscapé, porém a diferença é que o Shopping possui integração com o Google, ou seja, os produtos desse serviço aparecem nos resultados patrocinados na pesquisa. 

 

O funcionamento é bem simples. Por exemplo, ao pesquisar no Google por “camisa xadrez feminina”, você verá que aparecerão os resultados do Google Shopping antes mesmo dos anúncios do Google Ads. Eles são apresentados com uma foto, título, o preço do produto e o site que está anunciando. Esse serviço é totalmente exclusivo para e-commerces. 

 

Quais os benefícios do Google Shopping?

As empresas que estão presente no Google Shopping possui alguns benefícios, entre eles: aumento de tráfego para a loja virtual/e-commerce, mais conversões e aumento de presença nas buscas.

  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle

© 2019 LUUK Digital Marketing - Todos os direitos reservados.