SEO e links patrocinados: qual a diferença?

SEO e links patrocinados: qual a diferença?

   14/09/2018

seo links patrocinados

       

Para quem está começando a pesquisar sobre marketing digital com certeza já ouviu falar nos termos SEO e links patrocinados. Essas duas estratégias estão entre as mais utilizadas no digital. Entretanto, elas são distintas uma das outras. Para você entender o que cada uma é e quais são os benefícios que trazem à sua empresa, continue a leitura desta postagem para saber mais.

SEO
O Search Engine Optimization é uma estratégia para otimizar o seu site institucional ou e-commerce e ficar bem posicionado nos mecanismos de pesquisas, como o Google, por exemplo.

Para estar bem rankeado no Google, o buscador leva alguns fatores em consideração para isso, tais como:

Otimização de conteúdo: Primeiramente, o seu material escrito necessita ser original (sem plágios!). Depois, é necessário que esse conteúdo seja amigável aos mecanismos de busca para que apareça em suas primeiras páginas. Para isso, é necessário trabalhar com palavras-chave, criação de bons títulos, meta descriptions, entre outros;

Mobile first: Atualmente, o smartphone é mais utilizado do que desktops, por exemplo, no acesso à internet. Levando isso em consideração, é essencial que os sites sejam responsivos, ou seja, adaptáveis para os dispositivos móveis;

Experiência do usuário: Além de ser responsivo, também é preciso levar em consideração o tempo de carregamento do site e de suas páginas internas. Esse tempo de carregamento está ligado diretamente com diversos fatores, entre elas as imagens. Procure sempre utilizar imagens leves, ou seja, compactá-las. No Photoshop, você pode fazer isso ao escolher a opção de “Exportar para Web”, e também pode optar por ferramentas online que prestam esse serviço gratuito, como o Kraken;

Link building: É a criação de links externos que levam para o seu site. Isso acontece quando outros sites referenciam a sua página. O Google vê essas referências como algo relevante e de qualidade.

Os benefícios:
Geração de tráfego orgânico através das primeiras páginas do Google;
- Aumento da autoridade e reconhecimento de marca;
- Aumento da usabilidade do site;
- Maior Retorno Sobre Investimento (ROI).

O SEO é uma estratégia que os resultados aparecerão de médio a longo prazo, isso porque ele é orgânico, ou seja, não é utilizado dinheiro nas estratégias para alavancar acessos ou compras na página, por exemplo.

LINKS PATROCINADOS
Diferente do SEO, os links patrocinados aparecem mais rapidamente na primeira página dos mecanismos de pesquisa, através de investimento em dinheiro nos anúncios.

Os links patrocinados oferecem resultados a curto prazo, sendo uma estratégia eficiente para aumentar as vendas e gerar leads qualificados ao seu negócio online.

Principais plataformas de links patrocinados:
- Google Ads;
- Facebook Ads;
- Instagram Ads;
- LinkedIn Ads;
- Bing Ads.

O Google Ads é a plataforma mais conhecida de links patrocinados. É composto pela Rede de Pesquisa e Rede de Display.

Os benefícios:
Segmentação para públicos específicos;
- Controle de orçamento (pago pelo clique do usuário - CPC);
- Qualidade na mensuração de resultados;
- Retorno rápido.


Para saber qual das estratégias é melhor para o seu site ou e-commerce, é importante consultar e contratar uma agência de marketing digital para lhe auxiliar nessa decisão. A Luuk realiza otimizações de SEO e a criação de campanhas de links patrocinados no Google Ads, Facebook e Instagram Ads, e LinkedIn Ads.

Para mais informações, entre em contato conosco!